Mércia Psicóloga

Website de divulgação e interação

Sentir-se bem consigo mesma, praticar o autocuidado, meditar, fazer uma oração ou simplesmente ler um livro. Atividades simples e básicas algumas vezes são interrompidas por pensamentos acelerados, inquietação e ansiedade. A sensação de solidão, medo e insegurança pode prejudicar momentos agradáveis de bem-estar. Por vezes, o incômodo pode vir de fora, por meio de notícias, comentários alheios e desentendimentos. Mas também pode surgir de dentro, através de pensamentos negativos, rancor e medo.

O amor próprio ajuda a pessoa a se preencher consigo mesma, duvidando e harmonizando esse encontro com sua essência. É o amor que acalma e tranquiliza as emoções, um amor que só você pode dar a si mesma. Para preencher-se desse amor, é necessário que você se conheça, se valorize e se respeite, para que esse encontro consigo mesma possa acontecer. Como poderá existir uma boa convivência com outras pessoas se você não consegue conviver bem consigo mesma?

No entanto, desenvolver o amor próprio requer dedicação e o desejo de buscar e iniciar essa grande jornada. É preciso que você identifique suas emoções e sentimentos, e aprenda a lidar com eles. É preciso que você desenvolva a autoestima, a autenticidade e a criatividade. Como poderá saborear a vida se não consegue sentir a liberdade de ser quem realmente é? Como poderá olhar para dentro de si mesma, valorizar suas qualidades e fortalecer seus recursos internos se seu olhar de admiração se dirige apenas para o que vem de fora?

Estar consigo mesma é gostar de ser verdadeira. É respeitar sua própria história de vida e fazer as pazes com ela. É conseguir ser seu próprio apoio, seu amparo. Reconhecer e valorizar sua vida. Ser capaz de se envolver com seus próprios sonhos e buscar conquistá-los. É olhar para trás e sorrir, e também olhar para o espelho e gostar do que vê. Aproximar-se de si mesma é assumir a passagem do tempo, reconhecer os anos que passam e valorizar o dia presente. É acalmar a alma para parar, refletir e não ter medo de descobrir suas próprias limitações e todo o seu potencial.

Investir tempo responsável para se conhecer é descobrir um amor próprio e conhecê-lo, para a partir daí poder amar outras pessoas também. E se você é mãe, avó ou simplesmente se identificou com estas palavras, fica o convite para iniciar nessa linda jornada.

Um forte abraço.