Mércia Psicóloga

Website de divulgação e interação

Olá mães! Espero que todas vocês estejam bem. E estar bem nem sempre significa ter tudo perfeito ao seu redor. Estar bem pode significar saber conviver com as emoções, sejam elas agradáveis ou desagradáveis de sentir. Sempre carregaremos conosco todas as emoções, e não adianta tentar fugir delas. No entanto, saber identificá-las, nomeá-las e acolhê-las faz toda a diferença em nossas vidas, gerando resultados positivos e satisfatórios em nosso dia a dia.

Identificar nossas emoções é reconhecer em nós mesmas o que estamos sentindo e como estamos nos sentindo naquele determinado momento. Nomear nossas emoções é compreender qual emoção está nos impulsionando naquele momento. Muitas vezes, as emoções podem surgir disfarçadas, e uma irritação, por exemplo, pode na verdade ser a expressão de medo ou raiva. Por isso, é importante também acolher essas emoções e não negligenciar o que estamos sentindo. Respeitar nossos sentimentos e emoções é um passo importante para o nosso autoconhecimento.

Cuidar da nossa autoestima, exercitar o amor próprio e estabelecer uma rotina de vida diária e saudável passa, antes de tudo, pelo cuidado com nossas próprias emoções e sentimentos. Portanto, mães, nunca se esqueçam de começar por vocês mesmas para, a partir daí, cuidarem de seus filhos. Sabemos que mães felizes não são mães perfeitas, mas sim aquelas que conhecem suas limitações e seu potencial. E, acima de tudo, são mães que reconhecem a importância de cuidar com respeito e responsabilidade do seu autoconhecimento.

Um forte abraço para todas vocês.