Mércia Psicóloga

Website de divulgação e interação

Olá mães! Espero que todas vocês estejam bem. E estar bem nem sempre significa ter tudo perfeito ao seu redor. Estar bem pode significar saber conviver com as emoções, sejam elas agradáveis ou desagradáveis de sentir. Sempre carregaremos conosco todas as emoções, e não adianta tentar fugir delas. No entanto, saber identificá-las, nomeá-las e acolhê-las faz toda a diferença em nossas vidas, gerando resultados positivos e satisfatórios em nosso dia a dia.

Identificar nossas emoções é reconhecer em nós mesmas o que estamos sentindo e como estamos nos sentindo naquele determinado momento. Nomear nossas emoções é compreender qual emoção está nos impulsionando naquele momento. Muitas vezes, as emoções podem surgir disfarçadas, e uma irritação, por exemplo, pode na verdade ser a expressão de medo ou raiva. Por isso, é importante também acolher essas emoções e não negligenciar o que estamos sentindo. Respeitar nossos sentimentos e emoções é um passo importante para o nosso autoconhecimento.

Cuidar da nossa autoestima, exercitar o amor próprio e estabelecer uma rotina de vida diária e saudável passa, antes de tudo, pelo cuidado com nossas próprias emoções e sentimentos. Portanto, mães, nunca se esqueçam de começar por vocês mesmas para, a partir daí, cuidarem de seus filhos. Sabemos que mães felizes não são mães perfeitas, mas sim aquelas que conhecem suas limitações e seu potencial. E, acima de tudo, são mães que reconhecem a importância de cuidar com respeito e responsabilidade do seu autoconhecimento.

Um forte abraço para todas vocês.

Sentir-se bem consigo mesma, praticar o autocuidado, meditar, fazer uma oração ou simplesmente ler um livro. Atividades simples e básicas algumas vezes são interrompidas por pensamentos acelerados, inquietação e ansiedade. A sensação de solidão, medo e insegurança pode prejudicar momentos agradáveis de bem-estar. Por vezes, o incômodo pode vir de fora, por meio de notícias, comentários alheios e desentendimentos. Mas também pode surgir de dentro, através de pensamentos negativos, rancor e medo.

O amor próprio ajuda a pessoa a se preencher consigo mesma, duvidando e harmonizando esse encontro com sua essência. É o amor que acalma e tranquiliza as emoções, um amor que só você pode dar a si mesma. Para preencher-se desse amor, é necessário que você se conheça, se valorize e se respeite, para que esse encontro consigo mesma possa acontecer. Como poderá existir uma boa convivência com outras pessoas se você não consegue conviver bem consigo mesma?

No entanto, desenvolver o amor próprio requer dedicação e o desejo de buscar e iniciar essa grande jornada. É preciso que você identifique suas emoções e sentimentos, e aprenda a lidar com eles. É preciso que você desenvolva a autoestima, a autenticidade e a criatividade. Como poderá saborear a vida se não consegue sentir a liberdade de ser quem realmente é? Como poderá olhar para dentro de si mesma, valorizar suas qualidades e fortalecer seus recursos internos se seu olhar de admiração se dirige apenas para o que vem de fora?

Estar consigo mesma é gostar de ser verdadeira. É respeitar sua própria história de vida e fazer as pazes com ela. É conseguir ser seu próprio apoio, seu amparo. Reconhecer e valorizar sua vida. Ser capaz de se envolver com seus próprios sonhos e buscar conquistá-los. É olhar para trás e sorrir, e também olhar para o espelho e gostar do que vê. Aproximar-se de si mesma é assumir a passagem do tempo, reconhecer os anos que passam e valorizar o dia presente. É acalmar a alma para parar, refletir e não ter medo de descobrir suas próprias limitações e todo o seu potencial.

Investir tempo responsável para se conhecer é descobrir um amor próprio e conhecê-lo, para a partir daí poder amar outras pessoas também. E se você é mãe, avó ou simplesmente se identificou com estas palavras, fica o convite para iniciar nessa linda jornada.

Um forte abraço.

Olá! Tudo bom com vocês? Preparei este ambiente com muito carinho, especialmente para aqueles que se interessam por temas como maternidade, paternidade e parentalidade. Aqui teremos um espaço acolhedor para abordar esses assuntos com leveza e profundidade. Sabemos o quanto a saúde emocional é importante para o nosso bem-estar, e precisamos conhecer meios para preservá-la e mantê-la.

Por isso, convido você a se sentir à vontade e reservar um momento do seu dia para desfrutar de uma leitura agradável, leve e, acima de tudo, com conteúdos que irão agregar muito valor à sua vida. Os conteúdos apresentados aqui são embasados cientificamente, mas com uma linguagem simples e acessível, para que todas as pessoas possam aproveitá-los da melhor maneira possível, sentindo-se bem informadas e, principalmente, acolhidas e compreendidas em suas demandas emocionais.

Falaremos também sobre o exercício, construção e fortalecimento do amor próprio, autoconhecimento, autocuidado e todos os aspectos relevantes para a saúde emocional de todos nós. E, como abordaremos mães, pais e o exercício da parentalidade, não podemos deixar de falar também sobre a avosidade e o processo de envelhecimento dos pais e mães que se tornam avós e avôs.

E então, gostaram da novidade? Espero que sim! Desejo que cada um de vocês possa evoluir cada vez mais nessa grande jornada que é a vida, e, principalmente, tenha o direito de se sentir pleno e feliz.

Além disso, compartilharei aqui frases e textos reflexivos de minha autoria, e muito mais. Sejam todos e todas bem-vindos a este lindo ambiente de autocuidado e amor próprio para toda a família. Sou psicóloga, com mais de três décadas de experiência profissional. Também sou psicopedagoga, arteterapeuta, terapeuta de casal, de família e consultora das emoções. Sou idealizadora do projeto "EU-MÃE-PLENA-E-FELIZ" e coautora dos livros "A vida imita os contos", da Oficina Alice Empoderada, e "Análise Bioenergética: Propostas e Experiências Terapêuticas".

Em breve, vocês terão a oportunidade de conhecer e usufruir de novos produtos e serviços que irei oferecer para ajudar você a viver uma vida com leveza e bem-estar. Tudo isso é oferecido a vocês com muito carinho, responsabilidade e profissionalismo.

Um forte abraço!